Professional UI Solutions
Site Map   /  Register
 
 

Forum

Please Log In to post a new message or reply to an existing one. If you are not registered, please register.

NOTE: Some forums may be read-only if you are not currently subscribed to our technical support services.

Forums » Frame Features Tech Support » Tipos de testes de software Collapse All
Subject Author Date
Miguel6745 Mar 1, 2024 - 8:27 AM

É necessário compreender que não existe uma lista ideal de tipos de testes. Os livros sobre testes apresentam diferentes variantes de classificações. Em conjunto com os especialistas da empresa de TI Magenta Favorita https://magentafavorita.pt/pt/services, analisámos os tipos de ensaios existentes e os critérios utilizados para os distinguir.

Critério: objeto de ensaio
Funcional. Os testes destinam-se a verificar quais as funções do software que foram desenvolvidas e até que ponto foram corretamente implementadas. O objetivo deste tipo de teste é verificar se as funções reais do produto correspondem aos requisitos funcionais.

Não-funcionais. Teste de propriedades que não estão relacionadas com a funcionalidade do sistema.

Os testes não funcionais incluem:
Testes de localização. Trata-se de testar o conteúdo de uma aplicação ou de outro produto para verificar a sua conformidade com os requisitos linguísticos e culturais da região de destino e as suas especificidades.

Testes de configuração. Um tipo especial de teste destinado a verificar o funcionamento do software em diferentes configurações de sistema (plataformas declaradas, controladores suportados, em diferentes configurações de computador, etc.).

Teste de compatibilidade. O seu objetivo é garantir que o software funciona sem problemas em diferentes ambientes. Para tal, é necessário verificar a compatibilidade com determinados dispositivos, sistemas operativos, navegadores, etc.

Os testes de instalação destinam-se a verificar a instalação e a configuração, bem como a atualização ou desinstalação de programas e aplicações.
Teste de desempenho. É avaliado o desempenho do sistema sob um determinado volume de trabalho. Com a ajuda destes testes, é possível avaliar a fiabilidade, a velocidade, a escalabilidade e a capacidade de resposta de uma aplicação. Por exemplo, pode ser necessário observar os tempos de resposta ao executar um grande número de pedidos ou determinar o comportamento do sistema ao trabalhar com quantidades significativas de dados.
Teste da interface do utilizador - teste da conformidade da interface com os requisitos (tamanho, fonte, cor, etc.).

O teste de usabilidade é um método de teste destinado a estabelecer o grau de usabilidade, compreensibilidade e atratividade do produto desenvolvido para os utilizadores.